quinta-feira, 25 de junho de 2009

Obrigatoriedade do diploma

Eu demorei para escrever sobre esse assunto porque:
- estava sem tempo, pois sou uma jornalista graduada e preciso trabalhar muitas horas por dia para conseguir pagar, ao menos, o aluguel.
- estava pensando no que escrever ante a esse despautério.
Bem, ainda não sei o que escrever tamanha minha indignação. Conversei com vários jornalistas. Deste, verdadeiros, com diploma e tudo, e eles também estão loucos da vida.
Fala sério, passamos quatro anos na faculdade, pagamos por mês o que não ganhamos de salário depois de formados, passamos por situações surreais diariamente em nome da profissão e do nada nosso diploma não vale mais nada. Somos comparados com cozinheiros! Eu valorizo os cozinheiros e acho, inclusive, que é necessário estudar para ser um bom cozinheiro, pois só talento não leva ninguém a nada.
Quem ganha com essa resolução são os proprietários de jornais, revistas e emissoras de tv, afinal podem pagar qualquer valor, pois eles acabaram com toda uma categoria.
Agora imagine você, caro amigo, situações como a da Escola Base. Imagine um gari fazendo a matéria...imagine um leigo fazendo uma matéria impactante. Será uma era de tantos absurdos que tenho até medo. E o pior, nossos salário, que já são minúsculos, serão ainda mais reduzidos, podem apostar, caros colegas!
Sei que a cada dia que passa penso em mudar de profissão e ser mais uma empreendedora, talvez. Mas, infelizmente ser jornalista neste país é como ser palhaço em circo. Fazemos todos rir e temos que nos contentar com isso como pagamento.

T.Costa

Um comentário:

Giovana disse...

A decisão do STF foi um demérito total para a educação no Brasil. Não consigo conceber uma nação que se permite isso, a desvalorização descarada da formação acadêmica, quando deveríamos estar fazendo justamente o oposto com vários ofícios que existem por aí. Andamos pra trás. Nós, jornalistas, e principalmente a educação no Brasil, que já não era lá essas coisas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...