terça-feira, 16 de dezembro de 2008

RSF pede clemência a jornalista que atirou sapatos em presidente americano*

A organização Repórteres Sem Fronteiras pediu a liberdade de Mountazer al-Zaidi, do canal de TV Al-Baghdadia, detido em 14/12 depois de jogar seus sapatos no presidente norte-americano George W. Bush. “Evidentemente que lamentamos que o jornalista tenha usado esse procedimento para protestar contra a política do presidente norte-americano. Mas, por razões humanitárias e para apaziguar as tensões, pedimos a liberdade de Mountazer al-Zaidi, que está a dois dias detido pelas autoridades iraquianas”, disse a RSF.
“Não aprovamos esse tipo de comportamento como meio para expressar uma opinião, ou uma convicção. A forma como George W. Bush comentou o incidente deve impulsionar as autoridades iraquianas à clemência”.
Questionado pela RSF, o responsável pelas operações do Ministério do Interior, Abdel Karim Khalaf, disse que al-Zaidi foi detido em flagrante delito e é acusado de ferir os artigos 223, 225 e 227 do Código Penal Iraquiano. Podem condenar o jornalista a até sete anos de prisão por “ofensa a um chefe de estado estrangeiro”.
Oferta de empregoA New TV (NTV), canal libanês conhecido pelas posições anti-americanas, ofereceu emprego a al-Zaidi. "A New TV (NTV) ofereceu publicamente um emprego ao jornalista, que foi detido depois do incidente", declarou Fadia Bazzi, editor responsável pelos noticiários da emissora.
Segundo o editor, o jornalista já vai começar a receber "a partir do instante em que foi lançado o primeiro sapato".
Ele também contou que a emissora está disposta a pagar a fiança para libertar o jornalista e se comprometeu a garantir os custos dos advogados de defesa.
As informações são da France Presse.


*Matéria retirada do Comunique-se.


Obs.: Eu preciso jogar meu salto agulha em quem para conseguir um emprego melhor???

3 comentários:

Frávia, a dona do brog disse...

Tem uma campanha legal, encabeçada pelo movimento Luta, Fenaj! Ta andando pelos nossos e-mails.
Ah, e botei um textículo disso no brog.
Beijo, amiga!

Giovana disse...

Eu também já me fiz essa pergunta, até porque nossos sapatos são mais lindos e chiques, né? Beijos!

Anônimo disse...

Rs. São mesmo! Adorei ver você postando aqui, Giovana. Beijoks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...