segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ouvir pode ser a solução dos seus problemas

Falar...falar...falar...É isso que a maioria dos jornalistas fazem. Uma pessoa fala demais, já vem um metido a esperto falar que ela só pode ser jornalista. O pior é que é verdade. O jornalista fala demais mesmo.
Mas para ser um bom jornalista também é preciso saber ouvir e ter um bom poder de interpretação e síntese.
O interessante é que não são apenas os jornalistas que precisam ter esse poder de discernimento e parar um instante e ouvir o que os outros têm a dizer. Você que escolheu ser advogado, médico, vendedor...em qualquer profissão é preciso saber ouvir. Esse deveria ser um critério avaliado pelos profissionais de RH. Afinal, quem sabe ouvir está uns 80% mais apto a acertar o que lhe é pedido.
Há uns dois anos li um livro de Alan e Barbara Pease "Como conquistar pessoas". Hoje recebi um e-mail falando desse livro e me lembrei de como é importante reler o que temos na estante. O que me fez lembrar também o quanto é importante ouvir várias vezes as mesmas coisas. Até mesmo aquelas chatas que geralmente vem da boca de quem mais te quer bem, tais como, "cuidado com aquele cara, ele não é seu amigo", ou "já colocou a sombrinha na bolsa?"...
Enfim, no livro, Alan e Barbara dão dicas para ser um bom ouvinte. Vou dividir essas dicas com vocês.

5 regras do bom ouvinte

Ouça “ativamente” – Ouvir ativamente é um modo excepcional de encorajar o outro a continuar falando e assegurá-lo de que você está prestando atenção ao que ele lhe conta. Basta parafrasear o que a pessoa falar, começando com a palavra “você”. Se o cliente disser, por exemplo, “Minha empresa tem 1,2 mil funcionários, então é muito difícil me destacar”, o vendedor deve dizer “Você está se sentido frustrado”.

Use breves expressões de encorajamento – Quando a outra pessoa estiver falando, encoraje-a a prosseguir, usando breves expressões de encorajamento, como: “Entendo”, “Conte-me mais”.

Mantenha contato visual – Fixe o olhar no outro durante todo o tempo em que ele o fizer. Imitar o olhar do interlocutor cria empatia.

Incline-se em direção à pessoa com quem estiver conversando – Costumamos afastar o corpo de indivíduos que não gostamos ou que nos entediam. Incline-se para frente, pois isso demonstra interesse.

Não interrompa, atenha-se ao assunto – Evite o impulso de mudar de assunto. Deixe a pessoa terminar de falar.

Espero que a dica o ajude nesta semana.

Beijos T. Costa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...