terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Para meus amigos empreendedores

Muito se fala nesse assunto e muito ainda temos que falar e aprender. O que se sabe mesmo é muito mais o que não se deve fazer do que o que temos que efetivamente fazer para gerar o resultado “X”.

Com certeza todos nós sabemos o quanto as midias sociais são importantes para uma empresa e o tamanho do benefício que elas trazem e ao mesmo tempo malefício se usada de forma errada. Parece que apenas as empresas ainda não sabem disso e quando sabem, fingem não saber. Continuam com pouca relevância, chamando seguidores com promoções sem sentido, apenas para ganhar número de seguidores.

Vamos direto ao assunto, tentando reduzir ao máximo as chances de erro para um planejamento em midias sociais, seja ele para um e-commerce, para relacionamento, atendimento, informativo, etc…

O que devemos/podemos fazer?

1 – Identifique a necessidade do cliente e o que ele está esperando das midias sociais.

2 – Identifique o público alvo da empresa e escolha as midias certas para aquele tipo de comunicação e empresa.

3 – Devemos personificar a marca, elabore uma estratégia com foco em seus clientes e objetivos, para traçar um comportamento nas midias, do que você gosta, o que você irá falar, de que forma irá falar, com quem, enfim, nas midias sociais, pessoas conversam com pessoas, não estão interessadas em respostas automáticas e muito menos em falar sozinho.

4 – Após dar inicio as atividades nas midias, busque conteúdo, relevância e principalemente, seja o objetivo que for, busque relacionamento! Não apague críticas, as pessoas gostam de ser ouvidas e de saber que a empresa não esconde nada de ninguém.

5 – Monitore tudo que falam sobre você, monitore seus produtos, seus consumidores, tente identificar o que falam, mais tarde você poderá fazer parte desse grupo e precisa saber falar como eles.

Com esses passos seu planejamento começa a ficar saudável, mas não se esqueça de não fazer isso:

1 – Não faça todas as midias sociais para sua empresa, você pode não dar conta de tudo e estar em um lugar mais perdido que cego em tiroteio.
2 – Não use ferramentas para ganhar seguidores automaticamente, pega muito mal e você corre o risco de ter sua conta bloqueada.
3 – Faça promoções relevantes a seus seguidores e amigos, não fique fazendo promoções a todo instante, isso pode trazer para perto do seu perfil pessoas que vivem para ganhar promoções.
4 – Não deixe de atualizar, dica básica, mas é #fato.
5 – Nunca exclua o offline, apesar de não conseguirmos mensurar com tanta exatidão, as midias tradicionais dão resultado e funcionam em perfeita harmonia com as midias online.
6 – Não se promova e fique colocando o nome de sua empresa em todos os tweets e conversas.

Tenho certeza que as midias sociais hoje, não fazem tanta diferença assim, mas tenho mais certeza ainda de que em um futuro próximo se você não estiver nelas, estará correndo sério risco de ter uma marca mal falada.

Segundo a Brand Republic 20% de um total de 10 bilhões de tweets contêm referência a um produto ou marca, ou seja, você pode não querer investir e estar nas midias, mas sua marca e seus produtos já estão lá! E principalmente, seus consumidores também, basta querer conversar com eles. #ficadica

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