quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Queda da exigência do diploma extingue curso de Jornalismo da Facamp



Da Redação

A Facamp (Faculdades de Campinas), do interior de São Paulo, acabou com o curso de Jornalismo oferecido desde 2002 pela instituição. De acordo com a direção da faculdade, a decisão foi motivada pelo fim da exigência de diploma de jornalismo para o exercício da profissão, medida aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mês de junho.

“A recente abolição da obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício dessa profissão impôs a reorientação dos cursos de jornalismo do Brasil”, afirma a nota distribuída aos alunos.

Turmas serão mantidas
A graduação em Jornalismo já foi retirada da página da instituição, que não abriu novas vagas para o vestibular 2010 na área. Apesar da decisão, as turmas atuais serão mantidas até a formação, em 2012.

No comunicado, a Facamp informou que pretende criar um curso pós-graduação em Jornalismo e ressaltou que continuará investindo na área. “A formação de jornalistas de alto nível comprometidos com o interesse público continua sendo um objetivo fundamental desta instituição de ensino”.

O curso oferecido pela faculdade chegou a obter o conceito cinco no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em 2006, o mais alto dado pelo Ministério da Educação. Dados divulgados pelo MEC ontem (31/08), apontam a Facamp como a 12º melhor instituição de ensino superior do Brasil.

A mensalidade da graduação em Jornalismo é de cerca de R$ 2 mil. Com o fim do curso, a faculdade continua oferecendo graduações em Administração, Design, Direito, Economia, Engenharia da Produção, Propaganda e Marketing e Relações Internacionais.

Comunique-se, 01/09/2009

2 comentários:

CHica da Silva disse...

gente...como assim?agora qualquer um pode ser jornalista?to vendo q vao dar pitaco e virar fofocas as noticias...estao querendo acabar c o jornalismo como acabaram c a educação? ô país!

Thaissa Costa disse...

Pois é, parece até piada, ams é isso mesmo que eles acham que podem fazer. Agora todo mundo pode fazer jornalismo. Não precisa nem ter um grau de escolaridade avançado. Até alfabetizando pode. Aff!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...