terça-feira, 14 de julho de 2009

Dia da Bastilha

Duzentos e tantos carros queimados na França no Dia da Bastilha. Em uma pequena volta pelos jornais na internet é o que todo mundo vai ler hoje. Então para quem é um pouco desmemoriado e, por conta disso, não lembra o que foi a Bastilha...aí vai uma aulinha de história, pois Prefiro Suco também é cultura!

"Segundo a historiografia tradicional, a Queda da Bastilha marca o início da Revolução Francesa. Não há dúvida de que o movimento popular em Paris tenha grande significado, porém a Revolução deve ser vista como um processo, onde é necessário analisar a situação econômica do país, os interesses de classes envolvidos e os interesses dos demais países europeus.

A BASTILHA
A Bastilha foi construída em 1370 e tornou-se uma prisão durante o reinado de Carlos VI; no entanto foi durante a Regência do Cardeal Richelieu, no século XVII que tornou-se uma prisão para nobres ou letrados, adversários políticos, aqueles que se opunham ao governo ou mesmo `a religião oficial. No dia 14 de julho a Bastilha abrigava apenas 7 prisioneiros, no entanto a multidão invadiu-a tanto por representar um símbolo do absolutismo, como para tomar as armas que haviam em seu interior.

A REVOLUÇÃO
A importância da Queda da Bastilha reside no fato de que a partir desse momento a revolução conta com a presença das massas trabalhadoras, deixando de ser apenas um movimento onde deputados julgavam que poderiam eliminar o Antigo Regime apenas fazendo novas leis. A gravidade da crise econômica havia envolvido todo o país em uma situação caótica: os privilégios dados à nobreza e ao Alto Clero dilapidaram as finanças do país, situação ainda mais agravada com a participação da França na Guerra de Independência dos EUA em ajuda aos colonos e palas secas, responsáveis por uma crise agrária, que levava os camponeses miséria extrema e determinava o desabastecimento das cidades assim como a retração do comércio interno.
Na medida em que a nobreza recusou-se a abrir mão de seus privilégios, o rei Luís XVI viu-se forçado a convocar a Assembléia dos Estados Gerais, que reuniria os representantes da Nobreza, do Clero e do Povo ( burgueses). As manobras políticas da realeza tinham por objetivo fazer aprovar nova legislação, que preservaria os privilégios do 1° e 2° estados e ao mesmo tempo sobrecarregariam o 3° estado."...
...Para saber mais acesse http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179

T.Costa

4 comentários:

Silvio Koerich disse...

Legal, aprendi mais sobre a queda da bastilha.

Seu blog é sobre o que história jornalismo?

Passa no meu e vê se curte

CHica da Silva disse...

gezuisss...aulas de historia..rsrs..e na parte de democracia me vi nas auals de ciencia politca, q particularmente amo!! rs

=)

Daniel Moreno disse...

Muito bem lembrado

essa é uma data importantíssima na história da humanidade e fala de coisas que muita gente não sabia, inclusive eu.

Giovana disse...

Parabéns pela iniciativa de fazer esse post.
É informação histórica que pouquíssima gente tem sequer noção.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...